← Back

Artigo - YBody - "Dieta low carb: entenda como funciona"

Para muitas pessoas, os carboidratos são inimigos do emagrecimento. E, para o desespero delas, eles estão presente em maior parte da nossa alimentação diária. Por isso, dietas que restringem o seu consumo vêm se tornando cada vez mais comuns para quem quer dar adeus aos quilinhos a mais. Assim, a low carb é uma dessas dietas que estão ficando famosas e o YBody vai te contar tudo sobre ela!

O que é? O nome é autoexplicativo: low carb significa carboidrato baixo. Ou seja, esse estilo de alimentação tem como objetivo reduzir a quantidade de carboidratos consumidos em uma dieta diária. Em contrapartida, ela aumenta o número de proteínas.

Como funciona? Quando comemos mais carboidratos do que deveríamos, a energia fornecida por eles se torna glicose e é armazenada em forma de gordura. Assim, a low carb opta por carboidratos integrais, como arroz integral e pão integral. Desse modo, a prioridade da dieta são as gorduras boas, como azeite e nozes e proteínas, como ovos e peixes. Além disso, ela inclui o consumo de determinadas frutas, vegetais e castanhas.

Durante a dieta low carb, o ideal é fazer três refeições principais e dois lanches, porém em pequenas porções.

Alimentos permitidos: 

-Frutas: maçã, limão, kiwi, caju, ameixa, goiaba, mamão 

-Vegetais e legumes

-Proteínas: frango e peixe. 

-Derivados do leite: queijo, iogurte natural. (Prefira leite de coco ou de amêndoa)

-Azeite 

-Nozes, amêndoas e castanhas do Pará 

-Sementes Para bebidas, não adicione açúcar no café nem no suco. Você também pode comer batatas, desde que com moderação. 


Alimentos proibidos: 

-Industrializados 

-Pão branco 

-Açúcar 

-Farinha de trigo 

-Macarrão 

Antes de realizar qualquer dieta, lembre-se sempre de procurar um nutricionista para acompanhar os seus avanços. A dieta low carb pode dar certo para muitas pessoas, mas não ser a dieta ideal para os seus objetivos. Além disso, a quantidade de carboidratos ingerida por dia varia para cada indivíduo. Como maior parte da nossa alimentação consiste em carboidratos, logo eles são nossa fonte primária de energia. Caso opte por realizar a low carb, comece gradualmente e dê tempo para o seu corpo se acostumar com o processo. Isso evita sintomas como dores de cabeça e tonturas. 

Você já fez essa dieta? Nós queremos saber!