← Back

Artigo - YBaby - "Cuidados para ter com um recém-nascido"



Título: "Cuidados para ter com um recém-nascido"

Texto:

Um momento único para os pais, com certeza, é o nascimento do seu bebê. São dias de muito afeto e amor, mas que podem ser difíceis, principalmente com o primeiro filho. É uma nova rotina e são novos cuidados. Para isso, o YBaby quer facilitar sua vida e vai te explicar alguns procedimentos para ter com o seu recém-nascido.

Triagem neonatal

Com certeza você já ouvir falar em teste do pezinho! É aquela famosa picadinha no calcanhar do bebê. Você conhece a importância desse exame? Ele é essencial no seu recém-nascido, pois detecta algumas doenças graves, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, hemoglobinopatias. São doenças muitas vezes assintomáticas, mas geram consequências no organismo à longo prazo. Por isso, esse exame é tão importante no seu pequeno.

A triagem neonatal pode ser realizada a partir de 48h de vida, mas a preferência é para o 5° dia. Lembre-se que não pode passar do 1° mês da criança. Ele também pode ser feito gratuitamente pelo SUS.

Banho

O terror para os pais de primeira viagem. Dar banho em um recém-nascido não é o bicho de sete cabeças que aparenta. Mas requer alguns cuidados que precisam de atenção especial. Primeiro: fique atento aos produtos! Banhos previnem infecções cutâneas, mas também podem irritar seu bebê. Se certifique de usar produtos neutros e específicos para bebês. Prepare o banho primeiro, com temperatura próximo à corporal e tire as roupas do seu neném depois de tudo pronto. Proteja a cabeça e tome cuidado com a moleira. Tampe os ouvidinhos e, na hora de secá-lo, faça com movimentos suaves.

Sono

Esse é um momento importante para o seu baby! Ele não está acostumado ao mundo e você precisa orientá-lo quando é hora de dormir. Para isso, é necessário estabelecer uma rotina certa do sono, caso contrário ele irá dormir de dia e acordar de noite para mamar. Assim, na hora de dormir, crie um ambiente tranquilo, com luz fraca para indicar que está na hora de descansar. O contrário também é válido: a luz e os barulhos do dia indicam que é hora de despertar. Caso ele acorde, verifique se tem algo o incomodando, como fralda, temperatura e fome.

#Dica: acostume o seu bebê recém-nascido a dormir sozinho desde sempre e nunca o coloque de bruços, somente de lado.

Link: https://ymeet.com.br/cuidados-para-ter-com-um-recem-nascido/